CDs GRUPOS MUSICAIS TRAJETÓRIA WORKSHOPS E CURSOS FOTOS E IMPRENSA BLOG
Formação e atuação

Formada em Violão Erudito pela UNAERP em Ribeirão Preto-SP, com "Especialização em Musicologia", pela Faculdade de Música Carlos Gomes - São Paulo, Laura Campanér é professora de Violão Popular no CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim http://www.centrotomjobim.org.br) – antiga ULM, desde 1991. Como instrumentista, com o violão de nylon e aço, violão requinto e a viola caipira, trabalha na pesquisa de repertórios dentro da sua área de atuação.

Como arranjadora, seu mais recente trabalho foi realizado em 2004, ao lado do Quarteto de Cordas Kirimáua, integrado por jovens músicos da Orquestra Jazz Sinfônica, fazendo um interessante diálogo entre a linguagem erudita e a popular. Intitulado “Comitiva das Cordas”, o trabalho reúne o tradicional quarteto de cordas ao lado da viola caipira, resgatando temas da música regional em arranjos feitos especialmente para esta formação.

Em sua formação, foi violista (viola de arco) da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, participando de festivais de música erudita como o Encontro de Orquestras Jovens, em Tatuí - SP, promovido pela Secretaria do Estado da Cultura.

Cursos atuais

“Desenvolvimento do Ouvido Harmônico” O curso aborda um treinamento prático para o desenvolvimento do “ouvido harmônico”, fazendo uso da percepção auditiva, trabalhando através da entoação vocal, com o reconhecimento do som dos acordes. Tomando consciência da estrutura harmônica e de suas particularidades, o curso trabalha para construir uma base de conhecimentos, que sirva como ferramenta na execução de repertórios. Os exercícios são práticos e teóricos. O curso é apostilado. Os pré-requisitos, são conhecimentos teóricos sobre formação de acordes (tríades e tétrades) e boa entoação vocal. Dividido em dois módulos (Módulo 1 – Campo Harmônico Maior e Módulo 2 – Campo Harmônico Menor).

Comentários:

Nos dias de hoje, é comum na vida prática do músico popular, que uma nova canção seja executada assim que ela tenha sido lançada na mídia. Essa freqüente renovação de repertório, faz com que seja indispensável ao instrumentista saber reproduzir um grande número de músicas, muitas vezes sem o auxilio de partitura ou cifras.

Para isso, é necessário que o músico aprimore sua percepção auditiva, no sentido de reconhecer toda a harmonia contida dentro do arranjo de uma música, diluída entre o timbre dos instrumentos, que é realmente o “corpo” dessa música.

O curso DESENVOLVIMENTO DO OUVIDO HARMÔNICO, propõe a memorização do som dos acordes, com o objetivo de aprimorar a percepção auditiva, visando chegar àquilo que é comumente chamado de “tirar uma música de ouvido”.

Numa primeira etapa, são discutidas as principais funções dos acordes do Modo Maior, através de um estudo sobre as regras básicas da harmonia, no sentido de compreender a movimentação harmônica presente em uma canção.

O segundo módulo, propõe conhecer as diferenças entre as três escalas que formam o Modo Menor e a movimentação harmônica presente em uma canção composta no modo, bem como o reconhecimento das cadências mais comuns ao Modo Menor.

Curso de Violão Popular

Tendo como base o programa que ministra no CEM (Centro de Estudos Musicais Tom Jobim), do qual é professora, o curso de violão popular é composto de leitura de cifras, formação dos acordes no braço do violão, leitura de partituras para violão solo, técnica de mão direita e esquerda e ritmos brasileiros. Desenvolvido em 3 módulos (básico, médio e avançado), o curso trabalha o repertório adequado a cada nível, levando em conta os diferentes gêneros musicais que compõe a música brasileira.

Workshops e cursos já ministrados

Workshops:

“Tropicália” (Tudo Foi Divino Maravilhoso), de 98 – Palestra e Pocket Show sobre o tema – Casa de Cultura da Penha – SP.
“Vivência dos Sons Harmônicos”, de 97 - Casa de Cultura do Butantã – SP.
“Vivência dos Sons Harmônicos”, de 97 - Oficina Cultural Cândido Portinari - Ribeirão Preto – SP.

Cursos:

Violão no Teatro – desenvolvido para músicos e compositores que atuam em trilha sonora de teatro – Casa de Cultura da Penha – SP, de 2000.

Curso de Composição: “A Canção Popular”, tem como conteúdo a análise de temas de alguns compositores consagrados da música brasileira. Trata da forma e estrutura musical e adequação das letras. Desenvolvido para alunos de música da ULM, ministrado durante dois anos consecutivos, naquela Universidade – 1998 e 1999.

Curso “Desenvolvimento do Ouvido Harmônico”, tem como conteúdo o treinamento e reconhecimento dos acordes do campo harmônico. Desenvolvido para alunos de música da ULM, ministrado durante três anos consecutivos, naquela Universidade – 1997, 98, 99 e posteriormente como curso livre, em 2006.