CDs GRUPOS MUSICAIS TRAJETÓRIA WORKSHOPS E CURSOS FOTOS E IMPRENSA BLOG

Contos Encantados

Laura Campanér e Maria Vianna

Maria Vianna
“Contos EnCantados”

O trabalho “Contos EnCantados” surgiu em 2003 da parceria de Laura Campanér com a contadora de histórias Maria Vianna. “Contos EnCantados” reúne três lendas conhecidas do folclore brasileiro: o Saci, a Cuca e a Iara.

As lendas são contadas e cantadas com objetos de cena, que caracterizam cada personagem. As músicas foram compostas por Laura Campanér em parceria com Maria Vianna, que assina a adaptação das lendas para o formato literário e para a “contação de histórias”.

Com formação em Língua e Literatura Francesa pela Usp, Maria Vianna também é atriz, e já participou de diversos espetáculos com grupo de teatro infantil “Vilamundo”, do qual foi integrante. Atualmente trabalha como editora de livros de literatura, destinados a crianças e adolescentes.

O repertório do “Contos EnCantados” é destinado ao público infanto-juvenil em geral, e traz à tona de maneira lúdica o rico universo das lendas do nosso folclore. As histórias são contadas como numa trama, intercaladas de músicas que falam dos personagens, que vão aparecendo ao longo da história.

A divertida lenda do Saci, que com suas traquinagens despertam a curiosidade do público, é um momento de destaque na apresentação do grupo. A lenda da Iara, conta a história da Mãe D’água, que sai das águas do rio, para se casar com um malfadado agricultor, sugerindo maior reflexão. Já a lenda da Cuca é uma festa de surpresas, contando a história da menina Lena, que depois de muitas aventuras, se transforma na Cuca-Jacaré.

As músicas compostas por Laura Campanér passeiam por diversos gêneros da música popular brasileira, como o baião, a marcha rancho, a cantiga de roda e ainda, alguns ritmos mais pop como a balada e o rock.

“Contos EnCantados” se apresenta com a participação de dois músicos convidados: Fábio “Azeitona” Daros (percussão) e André Calixto (flauta e sax soprano).

  • Voltar aos Grupos Musicais