CDs GRUPOS MUSICAIS TRAJETÓRIA WORKSHOPS E CURSOS FOTOS E IMPRENSA BLOG

Comitiva das Cordas

Comitiva das Cordas

Comitiva das Cordas na Capela
“Comitiva das Cordas”

A “Comitiva das Cordas” surgiu em 2003, através de um convite que Laura Campanér fez ao Quarteto de Cordas Kirimáua, para tocar um repertório de temas variados da MPB, em arranjos feitos especialmente para a formação. Assim, a formação clássica do quarteto de cordas, composto por dois violinos, viola de arco e violoncelo, se juntou à viola caipira, para fazer um diálogo entre a linguagem erudita e a popular.

Laura Campanér preparou os arranjos para o quarteto, utilizando uma gama variada de entrelaces sonoros, onde a viola caipira por vezes atua como solista e por outras como instrumento acompanhador. As cordas do quarteto também se revezam como solistas e acompanhadores, o que resulta num rico ornamento sonoro.

O repertório é dividido em músicas instrumentais e músicas cantadas. Entre os temas instrumentais escolhidos, estão músicas de destaque na história da MPB como “Disparada” (Geraldo Vandré), “Ponteio” (Edu Lobo/Capinan), “ O Bem Amado” (Toquinho/Vinícius de Moraes), além de “Viola Enluarada” (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle) e “O Trenzinho do Caipira” da Bachiana no.2 (Villa Lobos).

Entre o repertório cantado, estão dois arranjos de importantes maestros da música brasileira: a centenária “Casinha Pequenina”, com arranjo de Cyro Pereira, faz parceria com a canção “Se Esta Viola Soubesse”, em arranjo de Radamés Gnatalli. Também a música “Cantiga Por Luciana” (Paulinho Tapajós/Edmundo Souto), da década de 60, faz contraponto com as canções folclóricas “Cuitelinho” e “Penas do Tiê”.

O Quarteto de Cordas Kirimáua, presente no cenário da música instrumental paulistana há vários anos, é formado por Cintia Zanco (1º violino), Kéder Cândido (2º violino), Bel Rebello (viola de arco) e Marisa Silveira (violoncelo), todos músicos integrantes da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo.

A “Comitiva das Cordas” estreou na Capela do Sesc Bertioga-SP, tendo também se apresentado na Casa de Cultura de Bertioga, naquela ocasião. Outros palcos que a “Comitiva das Cordas” já tocou, foram o Teatro São Pedro, em São Paulo, o Teatro Municipal de Guarulhos – SP e no auditório do Centro de Estudos Tom Jobim, em São Paulo.

Atualmente a “Comitiva das Cordas” se prepara para lançar seu primeiro disco.

  • Voltar aos Grupos Musicais